2002 | Volume 1, números 1 & 2


3-4 Editorial

5-14 1. Evaluation of Emotional Abilities in Alexithymia
Fernández-Rivas, S.*, Cabaco, A.S. **, Crespo, A. ***, Cabestrero, R. ***
*Universidad SEK (España), **Universidad Pontificia de Salamanca (España), ***Universidad Nacional de Educación a Distancia (España)

15-38 2. Eficácia Organizacional: construção de um instrumento de medida e questões em torno da sua avaliação
Carla Carvalho, A. Duarte Gomes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membros do NEFOG e do Instituto de Sistemas e Robótica – Universidade de Coimbra (nefog@fpce.uc.pt)

39-50 3. The Portuguese version of the Horne and Ostberg morningnesseveningness questionnaire: its role in education and psychology
Carlos Fernandes da Silva*, Jorge Manuel Amaral Silvério*, Paulo Joaquim Farinha Rodrigues*, Josefa Pandeirada*, Sara Margarida Fernandes**, Fernando Borges de Macedo*, Sérgio Norberto Razente***
*Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, **Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada, Porto, ***Bolseiro de Investigação, Braga.

51-72 4. Avaliação Neuropsicológica na Esquizofrenia - Estudo Exploratório
*Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, **Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada, Porto, ***Bolseiro de Investigação, Braga.
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior.

73-90 5. Inteligência Social e Resolução de Problemas Sociais - Avaliação dos preditores da realização cognitiva social em jovens
Adelinda Maria Araújo Candeias
Universidade de Évora – Departamento de Pedagogia e Educação – Área de Psicologia

91-106 6. Contributos para a validação do Inventário de Desenvolvimento da Autonomia de Iowa com estudantes universitários portugueses
Ana Paula C. Soares*, Leandro S. Almeida*, Joaquim Armando Ferreira**
*Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, **Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

107-114 7. Semantic charged stimulus to be utilised on the Emotional STROOP in eating disorders early detection Results from a Portuguese sample, by 14-25 age group
Luis A. Maia**, Manuel J. Loureiro**, António S. Cabaco***
** Beira Interior University - Portugal, ***Pontifícia de Salamanca University - Spain

115-122 8. A Medida Funcional da Intensidade das Emoções
Armando M. Oliveira, Francisco M. Cardoso, Marta Teixeira
Instituto de Psicologia Cognitiva - Universidade de Coimbra, Portugal

123-129 9. O efeito Stroop: Um fenómeno raro
Graça Esgalhado
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior

131-146 10. Infância como um campo de estudo multi e interdisciplinar: Algumas reflexões
Catarina Almeida Tomás
Departamento de Sociologia - Universidade da Beira Interior

147-162 11. A Imagem Social da Escola: Modelação e Inovação – Paradoxos das Reformas Educativas Contemporâneas
Rui Filipe de Sousa Ribeiro
Universidade da Beira Interior — Departamento de Psicologia e Educação